top of page
unsplash-NW61v3xF0-0_edited.jpg

O luto não tem um tempo certo para passar e pode se manifestar de várias formas: tristeza intensa, culpa, raiva, dificuldade para seguir em frente ou até mesmo sintomas físicos como fadiga e insônia. Se você sente que a dor continua forte e que sua vida perdeu um pouco do sentido, há formas de encontrar alívio sem esquecer quem ou o que foi importante para você.

Psicóloga Luiza Natale

CRP 05/77673

LUTO

  • Whatsapp

Você  sente que...

  • Tem um vazio que parece não passar?

  • Tem dificuldade para lidar com a perda?

  • Tem culpa ou arrependimento por coisas não ditas ou feitas?

  • Tem insônia, crises de choro ou dificuldade de concentração?

  • Se afastou de amigos e familiares?

  • Ninguém entende o que você está passando?

 

Se identificou com alguma dessas situações? O luto é um processo natural, mas pode ser duradouro e afetar nossas vidas profundamente quando não encontramos espaço para processá-lo de forma saudável.

Como a terapia pode te ajudar?

A TCC pode ajudar você a entender e processar suas emoções, encontrar formas saudáveis de lidar com a dor e reconstruir sua vida sem a sensação de que está "traindo" quem partiu. O objetivo não é esquecer, mas sim aprender a lembrar sem sofrimento paralisante.

➜ Com meu acompanhamento, você poderá...

✅ Entender que o luto tem várias fases e que cada pessoa vive isso de um jeito único.


✅ Trabalhar sentimentos como culpa, arrependimento e solidão.
 

✅ Encontrar formas de honrar a memória de quem ou do que foi perdido sem se sentir preso(a) à dor.
 

✅ Criar um novo sentido para sua vida, sem medo de seguir em frente.

DÚVIDAS FREQUENTES

O luto tem um tempo certo para passar?

Image by Veri Ivanova

Não. O luto é um processo único e cada pessoa passa por momentos de perda da própria forma, não seguindo um prazo fixo. Algumas pessoas retomam a rotina em algumas semanas ou meses, enquanto outras levam mais tempo. O mais importante é a forma como você está lidando com essa dor. Se o sofrimento parece insuportável ou está afetando muito as áreas da sua vida, a terapia pode ajudar.

É normal não sentir nada após uma perda?

Sim. Algumas pessoas reagem ao luto com um estado de choque ou dormência emocional, como se a ficha ainda não tivesse caído. Isso pode ser um mecanismo de defesa temporário, mas se a falta de emoção persistir por muito tempo ou afetar sua vida, pode ser importante buscar apoio psicológico.

homem com óculos

Como saber se estou vivendo um luto saudável ou está mais intenso do que deveria?

Homem pensativo

No luto saudável, apesar da dor, a pessoa, aos poucos, vai seguindo adiante, reprocessando a dor e ressignificando sua vivência para adaptar-se ao novo contexto. O desafio pode ser maior se estiver presente sofrimento intenso prolongado, sentimentos de culpa extrema, isolamento social e dificuldades para retomar a vida. Se o sofrimento está intenso, de uma forma ou de outra, a terapia é uma excelente ferramenta para passar por momentos de perda, ajudando a encontrar formas saudáveis de lidar com a perda.

Se eu buscar ajuda, significa que estou esquecendo quem eu perdi?

Não. Buscar ajuda não significa esquecer, mas descobrir como lidar com a perda. O amor e as memórias que você tem da pessoa não desaparecem, e a terapia pode ajudar a transformar essa dor em algo que permita seguir em frente sem culpa, preservando a lembrança de uma forma mais leve e saudável.

Image by Nik Shuliahin 💛💙

Sentir raiva durante o luto é errado?

Image by OSPAN ALI

Não. O luto pode trazer emoções intensas, incluindo raiva, seja contra a pessoa que partiu, contra si mesmo ou até contra a situação ou a vida. Isso é natural, podendo ser uma fase comum do processo de luto e processamento da perda. Contudo, quando a raiva se torna persistente e prejudica seus relacionamentos ou sua saúde emocional, é importante aprender a lidar com ela de forma saudável.

O luto pode causar sintomas físicos?

Sim. O luto pode afetar o corpo de diversas formas, muitas pessoas relatam sintomas como dor no peito, sudorese, tremedeira, fraqueza, dor de estômago, perda de apetite e problemas gástricos. Se esses sintomas estão persistentes, é importante cuidar  também da saúde física.

Image by Towfiqu barbhuiya

Está passando por esse sofrimento?

É possível encontrar força mesmo na dor. Juntos, podemos navegar por esse processo de luto, permitindo que você honre a perda e siga em frente de maneira saudável.

📅 Agende sua consulta e comece a transformar sua dor em cura.

  • Whatsapp

Ainda em dúvida?

Se você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para explorar mais sobre o tema e o tratamento no nosso blog ou me envie uma mensagem para esclarecer qualquer questão:

  • Whatsapp

TRANSFORME A DOR DA PERDA

EM PROCESSO DE CURA:

O luto pode ser doloroso, mas você tem o poder de seguir em frente, honrando quem você perdeu e fortalecendo quem você é.

bottom of page